Law & Humanities Blog |
Upcoming Conference on Law and Literature, October 3-5, Brazil Posted: 25 Sep 2012 12:01 PM PDT Announcement of an upcoming conference: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE DIREITO E LITERATURA Programação DIA 3 DE OUTUBRO DE 2012 (QUARTA-FEIRA) 18h30min – Credenciamento 19h15min – Solenidade de Abertura 19h30min – Conferência de Abertura: "O direito curvo" José Calvo González– Doutor em Direito (Málaga/Espanha). Professor Catedrático de Teoria e Filosofia do Direito da Universidade de Málaga. Magistrado do Tribunal Superior de Justicia de Andalucía. 20h30min – Conversa Cruzada: "Kafka e o Direito" André Karam Trindade– Doutor em Direito (Roma/Itália). Professor da Escola de Direito da IMED, CESUCA e UNIFRA. Produtor Executivo do Programa "Direito & Literatura" (TV JUSTIÇA). Vera Karam de Chueiri – Doutora em Filosofia (New York/EUA). Mestre em Direito (UFSC). Professora do PPGDireito da UFPR. Vice-diretora da Faculdade de Direito da UFPR Ivânia Campigotto Aquino– Pós-doutorada em Letras (UFRGS). Professora das Faculdades de Letras e de Direito da UPF. DIA 4 DE OUTUBRO DE 2012 (QUINTA-FEIRA) 9h30min – Painel: "A literasofia de Luis Alberto Warat" Mauro Gaglietti – Doutor em História (PUCRS). Mestre Albano Marcos Bastos Pepe – Doutor em Direito (UFPR). Mestre em Filosofia (UFSM). Professor do PPGDireito da URI. Fernando Tonet– Mestrando em Direito (URI). Professor da Escola de Direito da IMED. Advogado (RS). 14 às 17h – Apresentação de Trabalhos: "O direito na literatura" 19h30min – Conferência: "Seis paradigmáticas narrativas do direito" Lenio Luiz Streck – Pós-doutorado em Direito (Lisboa/Portugal). Professor Titular do PPGDireito da UNISINOS e da UNESA. Apresentador do Programa "Direito & Literatura" (TV JUSTIÇA). |
Procurador de Justiça (RS).
More information here.
20h30min – Conversa Cruzada: "Shakespeare e o Direito"
Fausto Santos de Morais – Doutorando em Direito (UNISINOS). Professor da Escola de Direito da IMED. Advogado (RS).
Cristiano Paixão – Pós-doutorado em História (Pisa/Itália). Professor do PPGDireito da UnB. Conselheiro da Comissão de Anistia. Procurador Regional do Trabalho (DF).
Dino del Pino – Doutor em Teoria Literária (UFRGS). Mestre em Literatura Brasileira (UFRGS). Professor Universitário. Escritor.
DIA 5 DE OUTUBRO DE 2012 (SEXTA-FEIRA)
9h30min – Painel: "O romance em cadeia e o modo de produção das decisões judiciais"
Jáder Marques– Doutorando em Direito (UNISINOS). Professor Universitário. Advogado (RS).
Maurício Ramires – Doutorando em Direito (Lisboa/Portugal). Professor da Escola Superior da Magistratura (AJURIS). Juiz de Direito (RS).
Francisco Borges Motta – Doutorando em Direito (UNISINOS). Professor Universitário. Promotor de Justiça (RS).
14 às 17h – Apresentação de Trabalhos – "O direito como literatura"
19h30min – Conversa Cruzada: "Camus e o Direito"
Ângela Espindola– Doutora em Direito (UNISINOS). Professor da Escola de Direito da IMED e da Faculdade de Direito da UFSM. Advogada (RS).
Jacinto Nelson de Miranda Coutinho – Doutor em Direito (Roma/Itália). Professor Titular do PPGDirieto da UFPR. Procurador do Estado. Advogado (PR).
Henriete Karam – Doutora em Letras (UFRGS). Professora Colaboradora do PPGLetras da UFRGS. Professora do Curso de Letras da UCS. Psicanalista.
20h30min – Conferência de Encerramento: "Por uma teoria narrativista do direito"
José Calvo González – Doutor em Direito (Málaga/Espanha). Professor Catedrático de Teoria e Filosofia do Direito da Universidade de Málaga. Magistrado do Tribunal Superior de Justicia de Andalucía.
Improvisation and Form in Law and Music
Posted: 25 Sep 2012 08:44 AM PDT
Desmond Manderson, ANU College of Law, ANU College of Arts & Social Sciences, McGill University Faculty of Law, has published Fission to Fusion: From Improvisation and Formalism in Law and Music, as 6 Critical Studies in Improvisation 1 (2010). Here is the abstract.
This paper asks the question, what happened to improvisation in the classical music tradition? why did it so dramatically decline in legitimacy and practice around the classical era. This apper (sic) draws connections between musical, legal, and political history in order to demonstrate the cultural change in the eighteenth century transformed people's understandings of texts, authority, legitimacy, and genius, in ways that changed the relationship of interpretation to textual authenticity with lasting effects in both music and legal professions. This paper thus continues the work on legal and musical history begun by this author in Statuta v Acts, Et Lex Perpetua, and Songs Without Music.Download the article from SSRN at the link.
You are subscribed to email updates from Law & Humanities Blog To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |